sábado, 4 de janeiro de 2025

Síndrome do Presidente da Junta

Em 1997, Herman José iniciou o Programa Herman Enciclopédia, um programa de Humor da RTP.  Neste programa ficaram célebres muitas frases, entre elas uma “ Eu sou Presidente da Junta”, uma espécie de “ Quero , posso e mando".


A frase "quero, posso e mando" é atribuída à rainha D. Maria I de Portugal. Esta expressão reflete a autoridade e a determinação que a rainha demonstrava em suas decisões e na sua governança, principalmente na gestão do Tema Marquês de Pombal”.


Em ano de eleições autárquicas, o tema poderá ser pertinente, principalmente se os candidatos aos destinos não forem os mais preparados, quer do ponto de vista de conhecimento quer na capacidade de auscultar os seus munícipes. 


Um cidadão de um estado democrático deve questionar o eleito, este deve auscultar os munícipes e estar aberto a ouvir os seus munícipes porque está em causa o trabalho para “ As Pessoas”.


Recordo a primeira vez que falei com o eleito na Junta de Freguesia onde eu residia,  eleito em 1993, em causa estava um documento que não estava pronto no prazo.


Na altura, a senhora que me estava atender disse:

-Tem de falar com o Presidente da Junta .

- Então gostaria de falar com ele. -  foi a minha resposta.


O Presidente da Junta, tinha entrado nessa altura, e foi avisado que uma jovem queria falar com ele:

  • Diz. - disse ele

  • Não andei consigo na escola, para me tratar por tu. - disse eu. 


Mudou logo o tom e tive direito a estar sentada e falar com ele sobre a resolução da minha questão, saí mais contente do que tinha entrado, aquele Presidente de Junta passou no meu teste. 



Ao longo da minha vida, tenho sido confrontada com cidadãos que tem Síndrome do Presidente de Junta, desde Diretores de Agrupamento, Responsáveis de Serviços Públicos e Políticos, como Professora ensino logo três coisas:


  1. Respeitinho é lindo e eu gosto;

  2. O povo é quem mais ordena;

  3. Se não resolvem os problemas saem e dão lugar a outros.



Quando tento abordar as questões, levo comigo os decretos da lei, e faço questão de confrontar os ditos cujos com público, é mais eficaz, mas também apresento soluções.


Assim ao longo da minha vida, só apoio pessoas cidadãos ou políticos que:

têm a capacidade e o conhecimento, sabem auscultar os seus cidadãos, munícipes e fregueses, que sabem resolver alguns problemas,  e que passaram no meu teste.


Assim em ano eleitoral, aconselho todos os candidatos a fazerem o seu trabalho: adquirirem conhecimento e auscultarem sempre os cidadãos, antes e depois de serem eleitos. 


Elisa Manero 





sábado, 28 de dezembro de 2024

Centro de Formação de Escolas António Sérgio- Formação janeiro-fevereiro de 2025



AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX: CONTRIBUTOS DA ARTE PARA A LEITURA DA MUDANÇA DE PARADÍGMAS CULTURAIS, SOCIAIS E ARTÍSTICOS (2024-2025) de 18-01-2025 a 18-03-2025 na modalidade E-Learning (Online). Informação detalhada e inscrições AQUI 
 
A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NAS DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS E DE FRANCÊS: UMA ESTRATÉGIA REGULADORA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Na modalidade E-Learning (Online) - de 13-01-2025 a 20-02-2025 Destinatários:  GR 200, 210, 220, 300, 320, M36 (dimensão científico-pedagógica). Informação detalhada e inscrições AQUI 

COMO DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS COM RECURSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DE INFORMAÇÃO? - Na modalidade E-Learning (Online) - de 14-01-2025 a 21-02-2025. Informação detalhada e inscrições AQUI 

https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/

Cordiais saudações

 
"Enquanto houver estrada pra andar
A gente vai continuar"

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

A APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS (GBL) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: Desafios, princípios e práticas (2024-2025


 Agradecemos divulgação da ação deformação A APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS (GBL) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: Desafios, princípios e práticas (2024-2025) - Na modalidade E-Learning (Online) - de 27-01-2025 a 03-03-2025 Destinatários:  GR 230, 500, 510, 520, 560 (dimensão científico-pedagógica). Informação detalhada e inscrições AQUI

https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/

Cordiais saudações

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Nós, os Gordos! – Elisa Manero

 Nunca fui gorda na adolescência, mas também nunca fui magra com 18 anos. Pesava 50 Kg. 

Atualmente, como Professora, todos os dias vejo os meus alunos, alguns com excesso de peso, a beber sumos em vez de água, a comer doces e salgados, cheios de gordura, em vez da típica sandes. 

Ontem como hoje, os alunos com excesso de peso, são os que na aula de educação física vão para baliza, são os últimos a ser escolhidos nas equipas, são muitas vezes excluídos de forma mais ou menos intencional. O excesso de peso na adolescência também afeta o sucesso escolar, segundo a Tese de Doutoramento  defendida em 2017 “Desempenho escolar, atividade física, aptidão cardiorrespiratória e síndrome metabólica em crianças e adolescentes” de Tânia  Oliveira,   mas ainda assim não existem nutricionistas nos Centros de Saúde. Em Portugal continua-se a desvalorizar a prevenção e tratamento de doenças metabólicas. 

Quando chegam à idade adulta este fenômeno é mais impactante nas mulheres. O estigma social recai sobretudo sobre as mulheres. Ao olhar para uma mulher obesa, as pessoas pensam que se trata apenas de falta de cuidado.  Raramente se incluem outras causas para o estado de obesidade, como o excesso de trabalho, que têm dentro e fora de casa, da excessiva carga laboral, da falta de horários das refeições, assim como na parca oferta de refeições saudáveis nos restaurantes/cantinas. Quando têm filhos as noites sem dormir, também influenciam o metabolismo, o descanso ou a falta é importante para manter um peso adequado. A mulher obesa tem mais dificuldade em ter um trabalho. 

Em sentido inverso temos o excesso de peso no homem que para além de não ser tão mal-aceite socialmente ainda tem muitas vezes uma ligação ao sucesso. Um homem gordo é muitas vezes associado a um percurso de sucesso, de abastança. Não tem, por isso, efeito tão impactante na sua vida. 

Quando olhar para uma mulher obesa, antes de a criticar, pense que ela não tem tempo para cuidar de si, porque cuida dos filhos, da casa ou simplesmente não tem possibilidade de se alimentar convenientemente.

No 20 de Outubro de 2021, o Jornal Médico publicou um artigo com o título ” Excesso de peso e obesidade custam 1,2 mil milhões de euros por ano em Portugal”, a mesma fonte descreve: 

“O custo direto do excesso de peso e obesidade foi estimado em cerca de 1,2 mil milhões de euros, aproximadamente 0,6% do PIB e 6% das despesas de saúde em Portugal.

Estas são as principais conclusões do estudo “O Custo e Carga do Excesso de Peso e da Obesidade em Portugal”, divulgado hoje e elaborado pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) e pela consultora Evigrade-IQVIA, com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e o apoio da Novo Nordisk Portugal.

Segundo o último Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) do Instituto Ricardo Jorge, quase dois terços da população adulta portuguesa (67,6%) vive com excesso de peso (Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 25) ou obesidade (IMC ≥ 30), sendo que a prevalência de obesidade é de 28,7%.

O estudo mostra que as doenças relacionadas com a obesidade que mais contribuem para os custos diretos em saúde são a diabetes, o acidente vascular cerebral (AVC), a doença cardíaca isquémica (DCI) e a doença renal crónica (DRC).”

Muitos sabem que sou Nutricionista, inscrita na Ordem dos Nutricionista, e sou obesa, já perdi em 2 meses 6 kg e muito volume, a minha médica zangou-se comigo, eu estou a aplicar o que aprendi. 

Apesar do Governo ter implementado o cheque nutricionista, para alunos do Ensino superior, esta medida não é suficiente.

E os 9 milhões de Portugueses comem mal e não tem dinheiro para consulta de Nutrição  que o SNS apelida de “luxo”? 

Termino o meu desabafo com um lema ” Um Nutricionista para cada Centro de Saúde”.

Elisa Manero 

Professores, habituem-se

 Caro Professor

 

Venho por este meio dirigir uma missiva.

A minha luta não pode ser fazer manifestações e greve prejudicando a recuperação das aprendizagens dos alunos. 

No próximo ano letivo, terei de escolher as atividades que estarei presente porque se for a visitas de estudo, festas e desfiles estou a prejudicar os alunos. Não sou organizadora de eventos e os Encarregados de Educação e os Alunos não ficam contentes.

Os Políticos gritam e a recuperação das aprendizagens está comprometida.

Os Comentadores gritam que a recuperação das aprendizagens está comprometida.

Os Encarregados de Educação gritam que as aprendizagens estão comprometidas.

A Escola passou a ser um centro recreativo para festas e visitas de estudo.

A Escola é um local de conhecimento. E a prioridade é o saber científico dos alunos. 

 

Não percebo os Professores que faltam às Provas de Aferição mas estão presentes nas Festas até às 23 horas da noite, mesmo que alguns se recusem existem outros “ os amigos dos diretores “ que fazem as festas. 

Estivemos a ser  manipulados por muito tempo. 

 

 Assim:

 

Festas temáticas, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Desfile de Carnaval, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Idas ao Cinema, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Festas de Natal, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Visitas de estudo, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Festas de final de ano, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Vendas para angariação de verbas para visitas de final de ano. Habituem-se. 

 

Eu já estou habituada, está na altura de todos pensarem. 

Habituem-se.

 

Elisa Manero 

13 coisas que todos os Professores devem saber

  

  1. Estás na Escola para trabalhar não para fazer amigos.
  2. Quem manda é o Diretor e o Coordenador.
  3. Existe em quase todas as escolas, o Diretor presumido, aquele que toda a gente sabe que quer ser Diretor, mas tu sabes que nunca será. Ele vai tentar usar a tua pessoa, cuidado.
  4. Os teus direitos estão no código do Trabalho, és tu que deves olhar por eles, o Diretor olha pelos alunos.
  5. O teu tempo de serviço é importante, por isso tens de saber esta informação.
  6. Deves estar sindicalizado, os professores sabem menos que tu, além disso recebes 50% desse valor no IRS.
  7. Faz formação, existe formação presencial e online, mais tarde vais precisar dela.
  8. Faz tudo por escrito, assim terás evidências e provas.
  9. O Inovar serve para registar tudo, se alguém disser que não sabia, pode responder, está no Inovar.
  10. Consulta os RTP dos alunos abrangidos pelo 54 e 55, porque no final do ano vão querer que os alunos que não compareceram aos apoios, e  faltaram às aulas, transitem.
  11. Quando te falarem de algum assunto, pede o decreto -lei, norma ou despacho.
  12. O teu automóvel, é teu não do Ministério da Educação.
  13.  O telefone é teu, todo o serviço oficial deve ser transmitido por email, atenderes o telefone a um colega é por mera consideração

Professores Péssimos- Setembro de 2023

  

A maioria dos Professores são péssimos, não é,  porque  não pensam nos alunos, nem nas suas responsabilidades, ou não são dedicados, são péssimos porque não pensam na sua carreira. 

 

Este é o Professor Português, dedicado mas injustiçado pelo sistema.

Mas não olha por si. 

Mude faça algo por si, pense na sua reforma.

 

Quando  vinculei, fui ao sindicato com o registo Biográfico, fui à Avenida 24 de julho 142 1399-024 Lisboa com o telefone 213938600, tem sempre a hipótese do E-72.

 

Agora que  vinculou, ou foi reposicionado saiba que o pode beneficiar da ausência de quota do 5º e 7º escalão, ou pode recuperar o tempo que esteve congelado a aguardar vaga. 

 

Que tal mexer e tratar da sua carreira? .

 

Também pode pedir a re-inscrição na Caixa Geral de Aposentações.

 

Primeiro passo

 

  1. Pedir o registo biográfico

 

  1. Levar o registo biográfico ao Sindicato

 

  1. Compare a informação disponível com os seus colegas

 

  1. Não diga que não é para eles, pode estar errado

 

  1. Os grupos de facebook são uma ajuda, mas se fosse tudo verdade não existiam Problemas nas carreiras.

 

E peço desculpa pelo título, temos Professores dedicados e excelentes em Portugal

 

Mas foi a única forma de abrirem o link e os olhos.

 

Elisa Manero

A saga do tempo de serviço dos Professores- Novembro de 2023

  

Esta semana, quase todos os partidos do arco da governação deram conferências de imprensa e estão disponíveis para contar de forma faseada o tempo de serviço dos Professores, a saber: O  PCP, o Bloco de Esquerda e o Partido Social Democrata.

 

Está em causa quase meio milhão de votos contando com os Professores e suas famílias. 

Em Portugal, cerca de 5 milhões de Portugueses exercem o seu direito ao voto.

 

Em Janeiro de 2022, os Professores  contribuíram para a vitória do Partido Socialista. estavam revoltados com o PSD.  

 Rui Rio em Abril de 2019 recuou no acordo que poderia dar início à recuperação do tempo de serviço da classe com os restantes partidos, mediante a ameaça do líder do Partido Socialista, de pedir a demissão, se fosse aprovado. 

 

 Apesar de ter no seu programa a intenção de iniciar a recuperação de tempo de serviço dos Professores, o PSD não conseguiu recuperar a confiança dos eleitores.

 

Assim, apesar do PS nunca ter falado da recuperação do tempo de serviço, os Professores votaram massivamente no Partido Socialista, talvez como forma de sensibilizar/ emocionar o líder do Partido Socialista, talvez resultante de uma Síndrome de Estocolmo. 

 

Na altura os Sindicatos, focaram o perigo da direita, só se for o perigo de resolver alguns problemas, porque pelo menos não têm um discurso às segundas, quartas e sextas feiras e outro ao sábado, domingo e feriados. 

 

Daqui a cinco meses vão ter lugar novas eleições legislativas, e vou ver quantos votos têm os partidos PSD, Bloco de Esquerda e  PCP,  que já manifestaram a sua disponibilidade para a recuperação do tempo de serviço dos Professores.

 

A outra hipótese,  é os alunos nas próximas décadas não terem Professores.

 

Elisa Manero

A Educação STEM no Ensino Básico

 O STEAM, sigla para Ciência Tecnologia Engenharia  Artes e Matemática, é um movimento  educativo  que  apoia a integração de ciências e matemática através da resolução de problemas, usando a engenharia em conjunto com a tecnologia, e do desenvolvimento de projetos interdisciplinares e transdisciplinares.

Este movimento tem desenvolvido e estimulado a formação de profissionais das áreas tecnológicas, como engenharia e computação, e das ciências exatas, como a própria matemática e a física, tendo em conta o pensamento sociológico com apoio na ciência.

A falta de identificação de crianças e adolescentes pelas profissões tecnológicas, principalmente por parte das raparigas, há mais de 15 anos, tem sido uma preocupação das grandes empresas e de alguns governos relativamente ao futuro das próximas gerações.

 

A resolução de problemas exige criatividade, mas se os jovens não se considerarem capazes de resolver problemas, nunca escolherão uma área tecnológica.  Se os pais, professores e encarregados de educação  não perceberem  a importância de prepará-las para profissões que ainda não conhecem, o futuro destes jovens será posto em causa. Assim, as crianças e jovens devem, durante o seu percurso escolar, ter a oportunidade de conhecer e experimentar todas as áreas do saber, para assim poderem equacionar a escolha de uma área tecnológica.

A Educação STEAM visa o desenvolvimento de todas as competências numa perspetiva humanista, a prioridade não é só o emprego ou a conclusão da escolaridade  obrigatória, mas também envolver os alunos numa participação ativa, na construção de uma sociedade mais justa.

 

A filosofia da Educação STEAM é a promoção do pensamento crítico, da resolução de problemas, da criatividade, da colaboração e da comunicação. As atividades da Educação STEAM exigem que os alunos tomem iniciativa, desenvolvam a sua liderança, comunicação, trabalho colaborativo e persistência assim como tomem consciência e o entendimento de que o erro pode ser construtivo.

 

O processo de aprendizagem é focado no aluno e não no professor, portanto o professor deve ser entendido como um facilitador. A Educação STEAM  é baseada em Inquiry Based Learning, formulação de perguntas,  desafiando  o aluno a ser capaz de fazer perguntas e procurar  persistentemente soluções, analisar e interpretar dados.

 

A engenharia no processo de Educação STEAM tem como premissa perguntar, inventar, planear, criar, melhorar e perguntar novamente, experimentação é a palavra chave.

Criar modelos testáveis faz parte da vida quotidiana e trabalhar a resolução de problemas é a melhor estratégia de manter os alunos envolvidos.  Através de desafios que não podem ser tão fáceis a ponto de não despertarem o interesse, nem tão difíceis que o aluno desista.

Uma outra vertente do STEAM, são as questões sociocientíficas.  O objetivo é compreender como as diferentes opiniões evoluem e se reforçam bem como construir conexões dos temas discutidos, com os argumentos científicos e socialmente aceites.

A avaliação é baseada em projetos interdisciplinares, concentra-se no processo, ou seja, nas etapas de prototipagem, e não necessariamente no produto final.

 

Em Portugal as áreas das Ciências e das Engenharias têm sido preteridas relativamente às áreas da Saúde e das Ciências Económicas.

Este ano sobraram vagas no ensino superior nesta área.

O Ministro , o Secretário de Estado e os maus Professores

 O novo Ministro da Educação é da área da Economia e Professor  Universitário, de facto eu prefiro alguém que saiba fazer cálculos e perceba o que é investimento ou o que é desperdício.

Tem artigos escritos sobre  a área da Educação.

Escreveu um artigo que gostei de ler, " Afinal a Escola é o um lugar de Esperança" .

No que concerne ao novo Secretário de Estado da Educação, estive a ler o que escreveu, destaco um  título:  “ Temos maus Professores”  que escreveu em 2014.

 

Quando li o artigo pela primeira vez, fiquei triste e ofendida, porque sendo eu da área das Ciências Exactas, tive um percurso escolar exigente e cinco anos de frequência Universitária.

 

Sendo eu de uma família de Professores e de Professores Universitários, fiquei ofendida.

 

Tenho lembranças da minha Tia Alfreda, irmã do meu Bisavô, Professora Primária, que terá nascido no início do século 20,  da minha  Tia Elisa, irmã do meu avô, Professora Primária, nascida nos anos 20,  os  jantares  de família eram recheados das histórias dos seus alunos, das vitórias conquistadas. 

 

A minha avó também falava dos seus alunos era Mestra, uma espécie de explicadora.

 

Os meus Progenitores são Professores, a minha mãe percorreu o País, porque também ficou longe de casa, sempre achei que ela era feliz na sua profissão e por último eu, também resolvi ingressar pelo mesmo caminho.

 

Na minha família alargada somos mais de trinta Professores vivos, todos descendentes do mesmo ramo familiar.  No seu artigo faz uma generalização que não corresponde à verdade.

 

No seu artigo : “em nenhuma área há uma concentração tão grande de estudantes com baixo nível socioeconómico. Assim, em termos gerais, quem quer ser professor são os piores alunos, os mais pobres e os menos cultos."

 

O seu artigo foi escrito em 2014, mas os resultados do PISA de 2015 contrariam sua análise.

 

 “Na edição do PISA 2015, os alunos portugueses melhoram os resultados em todas as áreas (Matemática, Leitura e Ciências), confirmando a consistência da evolução positiva dos resultados em Portugal que se verifica desde 2000 (a primeira edição do teste internacional PISA). Considerando apenas os 35 países/economias que integram a OCDE, dos 72 participantes no estudo, Portugal alcança agora as seguintes posições: 17.º a Ciências com 501 pontos, 18.º em Leitura com 498 pontos e 22.º a Matemática com 492 pontos, ficando acima da média da OCDE em todos os domínios.” Fonte: CNE

 

Em 2018 , os resultados do PISA 2018:

 

No período 2000-2018, e considerando a variação média em ciclos de três anos, Portugal foi um dos países que apresentou uma evolução positiva e significativa em literacia de leitura (mais 4,3 pontos) –acima da variação média da OCDE que foi de 0,4 pontos.

Em ciências, Portugal obteve 492 pontos na avaliação da literacia científica no PISA 2018, três pontos acima da média da OCDE (489 pontos). Apesar do decréscimo verificado no ciclo PISA de 2018 relativamente a 2015, quando se analisa a variação média em ciclos de três anos, Portugal é um dos 13 países que apresenta uma variação positiva e significativa de mais 4,3 pontos na avaliação das ciências.

Em matemática, Portugal obteve 492 pontos em literacia matemática no ciclo de 2018, três pontos acima da média da OCDE (489 pontos). Comparando os resultados alcançados em 2018 com os de ciclos anteriores, verifica-se um aumento significativo de 26 pontos relativamente a 2003 e de 5 pontos relativamente a 2012. Entre o ciclo de 2015 e o de 2018, a pontuação média em matemática não se alterou significativamente (mais 0,9 pontos). Fonte CNE.

Eu ando nestas andanças desde 2005 e sou a mesma, na verdade eu posso extrapolar que temos bons professores mas temos políticos pouco preparados para a função. 

Ainda assim, tenho muita fé neste Governo, espero que desenvolvam políticas públicas de Educação que melhorem o trabalho nas escolas, bem como os resultados dos nossos alunos a nível nacional e internacional. 

 

Da Sala de Aula ao Palácio: Diretores Escolares como Líderes Políticos em Ascensão

 O  Regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, foi publicado em 22 de Abril de 2008, Decreto-Lei n.º 75/2008, a Ministra da pasta erra a professora Doutora Maria de Lourdes Rodrigues e o Primeiro Ministro José Sócrates.

 

Foi criado o Conselho Geral, o Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa, nos termos e para os efeitos do n.º 4 do artigo 48.º da Lei de Bases do Sistema Educativo, no Conselho Geral têm assento as autarquias como consta no número 2 do artigo 11. 

“2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, a articulação com o município faz-se ainda através das câmaras municipais no respeito pelas competências dos conselhos municipais de educação, estabelecidos pelo Decreto-Lei n.º 7/2003, de 15 de Janeiro.”

 

No Conselho Geral têm assento, Professores , Pessoal não Docente, Representantes das Associações de Pais e Políticos. 

 

Se até esta data a Educação e a Política estavam separadas, desde essa altura, alguns Diretores, iniciaram as suas carreiras políticas, tendo como rampa de lançamento o cargo de Diretor de um Agrupamento, esta situação é mais impactante nas cidades mais pequenas, onde todos se conhecem, nas cidades como Porto, Lisboa e Coimbra esta situação não ocorre, talvez o Diretor de Agrupamento chegue a Presidente de Junta. 

 

Agora coloco a questão:

Desde essa data as escolas melhoraram?

Qual foi o  impacto positivo nas escolas e nas aprendizagens dos alunos?

 

Neste momento a única resposta que posso dar foi na altura uma crescente influência do Partido Socialista que a partir desta data se implantou como o grande partido de influência autárquica. 

Até 2009 PSD era  o maior partido autárquico detendo a presidência de 157 câmaras, contra 110 do PS

 

A partir desta data, o Partido Socialista começou a sua grande jornada no Poder autárquico.

 

Em 2021, o Partido Socialista voltou, pela terceira eleição consecutiva, a ser o partido vencedor e com o maior número conquistadas (147 sozinho e uma coligação)

 

Mas será que os alunos e as comunidades educativas ganharam com o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário?

 

Elisa Manero

 

Temos uma geração que está viciada e enganada.

 Já tocou, os alunos entram na sala de aula.

Apos tomarem os eu lugar os jovens retiram  o manual o caderno, o material de escrita e o telemóvel .

Sim o telemóvel.

Dou a instrução, guardem os telemóveis, por favor.

A orientação não é bem acolhida, e ouço:

  • A professora não gosta de mim. - dizem alguns alunos.

Eu já passei essa fase, após 32 anos de trabalho na área da educação , estou cansada.

Aguardo que os alunos façam silêncio, nem sempre fazem, mas eu aguardo sentada.

Não me admira que muitos professores fiquem doentes, eu ainda não fiquei.

Temos uma geração viciada no telemóvel.

Em casa, os pais fazem um esforço para os filhos estudarem, mas os jovens dizem :

  • Preciso do telemóvel para estudar. E assim temos uma geração a manipular adultos.

Temos uma geração que está viciada e enganada, enganam Pais, enganam os Professores e estão convencidos que fazem bem.

Elisa Manero

 

"Estrada da Beira”  ou a “beira da estrada”

 Quando em 2018 o Governo do Partido Socialista cedeu a recuperação do tempo de serviço, os Professores que estavam perto do 4º e do 6º escalão perderam esse tempo de serviço, ficaram nas listas,  uma injustiça. Mas mesmo assim muitos continuaram a votar no Partido Socialista.

 

Eu não perdi, estava no 1º escalão. 

Em 2024 a Aliança Democrática ganhou as eleições, uma das primeiras medidas foi: a recuperação do tempo de serviço e retirar as quotas para todos conseguirem progredir.

Podem pedir a recuperação das aulas assistidas, a recuperação da formação não utilizada e a recuperação da avaliação. 

Se não o fazem, é porque não leem sobre o assunto, e não estão atentos e não têm sentido crítico.

Em relação aos Professores, a diferença é a ”Estrada da Beira”  ou a “beira da estrada”.

Podem chover criticas, como sempre,

Um domingo descansado.

Elisa Manero

Se eu não tenho, tu também não podes ter.” 

  Eu durante os últimos anos tenho ouvido na Sala do Professores:

  • Nem todos podem chegar ao topo da carreira.

 

Quem diz isto são os professores que estão no 10º escalão e  que avaliam os outros professores.

 

Quando os avaliados, fazem reclamação de nota, os ditos Doutores do 10º escalão não sabem justificar a resposta é a mesma para todos. 

 

Aos Professores do 10º escalão eu pergunto:

Quantos ficaram para trás?

  • Querem um bilhete para Marte?
  • Vou ficar prejudicada na minha reforma, que será de 80% do salário.- é o que respondem 

Eu vou receber menos percentagem do meu salário. - informo eu.

 

Mas eu até compreendo mas não aceito o pensamento:

“Se eu não tenho, e estou no 10º escalão, tu também não podes ter.” 

 

Podem cair mais críticas.

Dedicado ao colega que me enviou uma mensagem, deve estar no 10º escalão.

Elisa Manero

 

Desafio dos Professores: Uso do telemóvel nos testes de avaliação



Tocou, os alunos entram na sala, o professor indica o lugar que os alunos devem tomar para realizar o teste, pede aos alunos para colocarem o telemóvel na caixa destinada  para esse fim e distribui o teste de avaliação.

 

OS alunos do 3º ciclo,  ainda têm dificuldades de leitura e interpretação e podem solicitar  esclarecimentos, mas a melhor ação é fazer a leitura em voz alta para todos. 

 

Posso fazer uma pergunta?

 

Habitualmente o Professor responde a todas as questões, mas este caso tem lugar  no decorrer do teste de avaliação, instrumento de avaliação de caráter obrigatório nas escolas portuguesas.

 

Posso fazer uma pergunta?

 

Nesta altura, os alunos olham uns para os outros, será a oportunidade de fotografarem as respostas. 

Alguns alunos  levam no dia do teste de avaliação, dois telemóveis, um para colocar na caixa e outro para conseguirem aceder aos instrumentos digitais disponíveis, quer de inteligência artificial, de ferramentas de tradução ou mesmo para consulta do whatsapp.

 Alguns alunos com mais habilidade conseguem fotografar as suas respostas sem o professor ver, porque ao falarem em voz alta, distraem a atenção do Professor da sua função de  vigilância do teste de avaliação.

 

Como forma de contornar estas questões, o professor poderá realizar duas versões do teste, dispor os alunos de uma forma diferente e os alunos que suspeitarem  que usam ferramentas digitais durante o teste, estarem sentados na fila da frente. 

Uma das formas de evitar esta questão será o aluno elaborar um instrumento de trabalho que poderá consultar durante o teste. 

 

Apesar de existirem outros elementos de avaliação igualmente credíveis, o teste de avaliação ainda tem um grande peso na avaliação dos alunos. 

 

Neste momento ainda considero que a existência de um caderno / portfólio é um instrumento de avaliação que deveria ter mais impacto na avaliação porque é construído em sala de aula, mas os Professores não têm tempo para verificar este instrumento. 

 

Questão para os Professores:

 

Quais as medidas que adotam nesta situação?

Elisa Manero



Nós, os rurais.

  

Os rurais, são as gentes que não nasceram em Lisboa.
Os rurais são pessoas que não estudaram em Lisboa.
Os rurais são cidadãos que não conviveram com a gente fina, e sofisticada e com alma de cortesão de Lisboa, talvez os da classe alta, alguns deles são políticos.

Mas nem os servimos, nem convivemos com eles.

Os rurais que vivem e trabalham em Lisboa, quando não gostam de alguma coisa perguntam:
.O quê ?

Não porque não ouvimos bem, mas sim para perceber se tem coragem de repetir o que disseram.

Eu, uma Professora rural, porque não cresci nem estudei em Lisboa necessitei de 10 anos e muitos cálculos para alguns políticos entenderem a injustiça que foi feita, talvez não sejam os rurais que são os lentos.

Nós os rurais não temos paciência, verdadeiramente  para a leve arrogância, prepotência e convencimento de alguma elite não rural que acha que manda.

Pela minha experiência,  não sei quem é o mais lento.....

Num circulo fechado alguém falou que deve ser da temperatura, no meio rural as pessoas são mais lutadoras, fiquei a pensar e acho que essa pessoa tem razão.

Os cidadãos rurais são mais lutadores, resilientes e criativas.

Da Professora Rural

Elisa Manero