sábado, 25 de janeiro de 2025

O Lambe botas Parte I


O lambe botas é usado, descartado quando aparece outro lambe botas e esquecido no meio da multidão.


Durante a minha vida profissional, já encontrei “ o lambe botas “.


O lambe botas é um empregado que é conhecido por ser próximo da direção ou do presidente ou do Coordenador. 

Eu não falo com o empregado, falo com o responsável.

Quando entro de novo numa organização, começo a perceber as movimentações, identifico, o diretor, o que dizem que quer ser diretor, aquele que ser diretor ,mas ninguém sabe e também tento identificar os cortesãos.



O “Lambe botas” ajuda a engraxar o ego do líder máximo, não identifica as práticas de melhoria, e não ajuda a equipa a evoluir, o lambe botas por vezes é responsável pela divisão das equipas.


O lambe botas tem certeza que será o próximo líder, está a trabalhar para isso.

Conspira  contra o líder, quer o que outro tem , mas não tem capacidade nem conhecimentos, nem apoio para lá chegar, só lhe resta conspirar contra o líder. 


E os outros?

Os outros tem de fazer o que o líder solicita e têm de se proteger do “lambe botas”.


Como se proteger do “ Lambe botas”?


  1. Conhecer a legislação e mostrar que conhece.

  2.  Estudar os assuntos, ter uma rede de trabalho não informal

  3. e mais importante: Evitar o “ lambe botas”.


Quando o “lambe botas” se vê descartado e esquecido, vai pedir apoio, a mim não será porque como não estive na côrte, não vou arrumar os salões. 


E termino com o ditado : Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu.


Elisa Manero 



Histórias da imigraçao.

Este texto foi escrito em 2020

 A Elisabete

A Elisabete é uma senhora de cabo verde. Tem 49 anos, 6 filhos tem 1,80 e trabalha nas limpezas. Eu encontrava a Elisabete no autocarro o 709. Eu apanhava o autocarro às 7:15 da manhã e a Elisabete já ia para o seu segundo trabalho.
Ficamos amigas, conversávamos de receitas, do Natal dos filhos. Eu entrava no autocarro e andava 4 paragens. A Elisabete só parava de trabalhar às 19h. Ficamos amigas porque um dia alguém começou a gritar com o motorista e eu mandei calar essa pessoa. O motorista do autocarro necessita de estar calmo disse eu, em voz alta mas calma com o meu tom militar.
A partir desse dia, eu passei a ser cumprimentada e a cumprimentar todas essas 30 senhoras que vinham de Sintra, do Seixal, dos arredores de Lisboa.
Os imigrantes trabalham, e cuidam dos seus filhos. Mas não votam, algumas não sabem ler. Não estão legalizadas e não votam. Apesar de trabalharem nem sempre tem acesso a uma habitação decente, os filhos não tem apoios mas trabalham.
Durante cerca de 3 anos, o meu dia iniciava no 709, todas as senhoras, os netos e o motorista eram a minha companhia durante perto de 20 minutos. E a Elisabete com
1, 80 e eu com 1,50 sentadas ou de pé tínhamos a nossa conversa, dos filhos e do tempo. Mais tarde, mudei de Escola, agora vou de metro. Nunca esqueci as senhoras do 709, nunca esqueci o sorriso da Elisabete, que apesar das suas dificuldades eram alegres e que me tentaram ensinar a fazer cachupa.
Todas as reações:
Ana Manero, Paula Cruz e a 134 outras pessoas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Porque é que Gouveia e Melo é o candidato presidencial preferido?

 Uma breve introdução

Marcelo Rebelo de Sousa é o atual Presidente da República Portuguesa, em funções desde 9 de março de 2016. Quando foi eleito tinha 68 anos. Ele foi reeleito para um segundo mandato em 24 de janeiro de 2021.

Marcelo Rebelo de Sousa é conhecido por sua carreira multifacetada, que inclui experiência como político, professor catedrático, jornalista e comentador político.

No seu comentário, ele utilizava a sua profissão de Professor para falar na televisão. Na altura o seu comentário  politico era o programa mais visto ao domingo à noite. Toda a família se sentava a ouvir Marcelo Rebelo de Sousa.  Marcelo Rebelo de Sousa era um politico amado o cidadão tinha confiança nas suas avaliações. Marcelo Rebelo de Sousa inovação na politica, o " politico influencer", método copiado por muitos políticos nos últimos anos. Quando amamos, perdoamos as gafes. 

Outro estilo: Os Rurais

No ultimo ano, os políticos eleitos para o Governo não adoptaram o estilo de Marcelo Rebelo de Sousa, foram apelidados de rurais. Não quiseram copiar Marcelo Rebelo de Sousa, inauguraram outro estilo, mais discretos, com cuidado na linguagem e na imagem.


Henrique Gouveia e Melo, o trabalho em silêncio 

No Jornal Publico do dia  11 de janeiro foi publicada" 

Sondagem: liderança forte é a característica mais valorizada para ser Presidente, experiência política surge em quinto

"As características mais valorizadas num Presidente da República são "liderança forte" e "integridade e ética", revela a sondagem da Pitagórica para TVI/CNN Portugal, JN e TSF sobre presidenciais. Mais de quatro em dez eleitores apontam a "liderança forte" como a qualidade mais importante. A "experiência política" surge apenas em quinto lugar. Pelo meio, os portugueses privilegiam a "capacidade de tomar decisões difíceis" e a "capacidade de comunicação".

https://www.publico.pt/2025/01/11/politica/noticia/sondagem-lideranca-forte-caracteristica-valorizada-presidente-experiencia-politica-surge-quinto-2118441

Já ouvi a referência , que a preferência pelo Gouveia e Melo será esbatida no decorrer da campanha, pelos excelentes opositores que  irão aparecer. Talvez algum com o dom da dialética.

Porque é que Gouveia e Melo é o candidato presidencial  preferido?

A farda?

Não, é um mito.

Na verdade, o modelo " politico influencer " está esgotado. Quando começo ouvir outros "políticos influencer", tenho de mudar de canal.

Na verdade Gouveia e Melo quando saiu do anonimato e catapultou para o espaço mediático, em 2020 mostrou trabalho, não veio com a conversa fiada e com discursos redondos do Bom e do Mau.

A sua equipa arregaçou as mangas e fez um trabalho com uma logística pesada e em condições difíceis, mostrou liderança, capacidade de resolver problemas e espírito critico.

O Povo Português tem grande admiração por ele porque é parco em palavras e grande na capacidade de trabalho, em ações, fez o que lhe foi pedido: vacinação contra o Covid 19.

Não estou aqui e afirmar que vou votar no Henrique Gouveia e Melo, estou a tentar esclarecer algumas interrogações que os comentadores políticos ainda não conseguiam no alto do seu pedestal, compreender.

Talvez seja um exemplo que o silêncio é de ouro. 

Elisa Manero 


sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Formação grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350.

 XXXII Congresso da APPF - Os desafios da educação para os media na aula de língua

O XXXII Congresso da APPF - Associação Portuguesa de Professores de Francês sobre "Os desafios da educação para os media na aula de língua" decorre nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

A iniciativa é organizada em parceria com várias instituições e visa aprofundar a compreensão sobre a Educação para os Media, refletindo sobre conceitos diversos, como literacia mediática e cidadania digital no ensino de línguas.
O evento é acreditado junto do CCPFC, para diversos grupos de recrutamento, com 13 horas de formação.

https://www.appf.pt/2024/07/23/xxxii-congresso-da-appf/

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Audição do Ministro da Educação, Ciência e Inovação

Audição do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, sobre o início do ano letivo e a falta de investimento na escola pública (requerimento do BE) e as metas do Plano + Aulas + Sucesso (requerimento da IL)

 https://canal.parlamento.pt/?cid=8269&title=audicao-do-ministro-da-educacao-ciencia-e-inovacao

CFAPM_ Formação 2024/2025 grupos 100, 230 e 500

 

Oferta Formativa
2024/2025

Formação acreditada


Avaliação formativa em Matemática: o processo de construção de critérios de avaliação (Grupos 230 e 500)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC
 
Dados e probabilidades nas aulas de matemática do 1.º e 2.º ciclos (Grupos 110 e 230)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC

 

As conexões no ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos (Grupos 110 e 230)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC

 

Explorar conceitos matemáticos em ambientes digitais nos primeiros anos de escolaridade (Grupos 110 e 230)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC

 

Iniciação ao Scratch: uma ferramenta para explorar matemática nos primeiros anos(Grupos 110 e 230)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC
 

Folha de cálculo (Excel): um recurso para a aula de matemática (grupo 500)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC


Aprendizagens essenciais de Geometria no 3.º ciclo do ensino básico (Grupo 500)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC
 
Geometria nas Aprendizagens Essenciais de Matemática A (Grupo 500)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC 

A Estatística nas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino secundário (Grupo 500)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC
 
O desenvolvimento do Pensamento Computacional com recurso ao Scratch no 3.º Ciclo do Ensino Básico (Grupo 500)
Curso de 20h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC
 
Ambientes 2D e 3D do GeoGebra na aprendizagem de Matemática (Grupo 500)
Curso de 25h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC
 

Primeiros passos com a calculadora gráfica (CASIO): aplicações didáticas (Grupo 500) - Exclusivo sócios APM - Grupo CASIO+ APM
Curso de 25h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC

 

A Estatística nas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino secundário (Grupo 500) - Grupo CASIO+ APM
Curso de 25h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC

 

Matemática e Python com a CG50- nível 1 (Grupo 500) - Grupo CASIO+ APM
Curso de 25h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC

 

Matemática e Python com a fx-CG50: Nível 2 – Resolução de problemas (Grupo 500) - Grupo CASIO+ APM
Curso de 25h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC
 
O Ti-Python no desenvolvimento do Pensamento Computacional nas Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário (Grupo 500) - Grupo T3 APM
Curso de 25h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC

 

TI-Nspire na abordagem aos Modelos Matemáticos para Cidadania (Grupo 500) - Grupo T3 APM
Curso de 25h em regime e-learning, acreditado pelo CCPFC 


https://www.apm.pt/formacoes



sábado, 4 de janeiro de 2025

Síndrome do Presidente da Junta

Em 1997, Herman José iniciou o Programa Herman Enciclopédia, um programa de Humor da RTP.  Neste programa ficaram célebres muitas frases, entre elas uma “ Eu sou Presidente da Junta”, uma espécie de “ Quero , posso e mando".


A frase "quero, posso e mando" é atribuída à rainha D. Maria I de Portugal. Esta expressão reflete a autoridade e a determinação que a rainha demonstrava em suas decisões e na sua governança, principalmente na gestão do Tema Marquês de Pombal”.


Em ano de eleições autárquicas, o tema poderá ser pertinente, principalmente se os candidatos aos destinos não forem os mais preparados, quer do ponto de vista de conhecimento quer na capacidade de auscultar os seus munícipes. 


Um cidadão de um estado democrático deve questionar o eleito, este deve auscultar os munícipes e estar aberto a ouvir os seus munícipes porque está em causa o trabalho para “ As Pessoas”.


Recordo a primeira vez que falei com o eleito na Junta de Freguesia onde eu residia,  eleito em 1993, em causa estava um documento que não estava pronto no prazo.


Na altura, a senhora que me estava atender disse:

-Tem de falar com o Presidente da Junta .

- Então gostaria de falar com ele. -  foi a minha resposta.


O Presidente da Junta, tinha entrado nessa altura, e foi avisado que uma jovem queria falar com ele:

  • Diz. - disse ele

  • Não andei consigo na escola, para me tratar por tu. - disse eu. 


Mudou logo o tom e tive direito a estar sentada e falar com ele sobre a resolução da minha questão, saí mais contente do que tinha entrado, aquele Presidente de Junta passou no meu teste. 



Ao longo da minha vida, tenho sido confrontada com cidadãos que tem Síndrome do Presidente de Junta, desde Diretores de Agrupamento, Responsáveis de Serviços Públicos e Políticos, como Professora ensino logo três coisas:


  1. Respeitinho é lindo e eu gosto;

  2. O povo é quem mais ordena;

  3. Se não resolvem os problemas saem e dão lugar a outros.



Quando tento abordar as questões, levo comigo os decretos da lei, e faço questão de confrontar os ditos cujos com público, é mais eficaz, mas também apresento soluções.


Assim ao longo da minha vida, só apoio pessoas cidadãos ou políticos que:

têm a capacidade e o conhecimento, sabem auscultar os seus cidadãos, munícipes e fregueses, que sabem resolver alguns problemas,  e que passaram no meu teste.


Assim em ano eleitoral, aconselho todos os candidatos a fazerem o seu trabalho: adquirirem conhecimento e auscultarem sempre os cidadãos, antes e depois de serem eleitos. 


Elisa Manero 





sábado, 28 de dezembro de 2024

Centro de Formação de Escolas António Sérgio- Formação janeiro-fevereiro de 2025



AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX: CONTRIBUTOS DA ARTE PARA A LEITURA DA MUDANÇA DE PARADÍGMAS CULTURAIS, SOCIAIS E ARTÍSTICOS (2024-2025) de 18-01-2025 a 18-03-2025 na modalidade E-Learning (Online). Informação detalhada e inscrições AQUI 
 
A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NAS DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS E DE FRANCÊS: UMA ESTRATÉGIA REGULADORA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Na modalidade E-Learning (Online) - de 13-01-2025 a 20-02-2025 Destinatários:  GR 200, 210, 220, 300, 320, M36 (dimensão científico-pedagógica). Informação detalhada e inscrições AQUI 

COMO DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS COM RECURSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DE INFORMAÇÃO? - Na modalidade E-Learning (Online) - de 14-01-2025 a 21-02-2025. Informação detalhada e inscrições AQUI 

https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/

Cordiais saudações

 
"Enquanto houver estrada pra andar
A gente vai continuar"

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

A APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS (GBL) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: Desafios, princípios e práticas (2024-2025


 Agradecemos divulgação da ação deformação A APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS (GBL) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: Desafios, princípios e práticas (2024-2025) - Na modalidade E-Learning (Online) - de 27-01-2025 a 03-03-2025 Destinatários:  GR 230, 500, 510, 520, 560 (dimensão científico-pedagógica). Informação detalhada e inscrições AQUI

https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/

Cordiais saudações

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Nós, os Gordos! – Elisa Manero

 Nunca fui gorda na adolescência, mas também nunca fui magra com 18 anos. Pesava 50 Kg. 

Atualmente, como Professora, todos os dias vejo os meus alunos, alguns com excesso de peso, a beber sumos em vez de água, a comer doces e salgados, cheios de gordura, em vez da típica sandes. 

Ontem como hoje, os alunos com excesso de peso, são os que na aula de educação física vão para baliza, são os últimos a ser escolhidos nas equipas, são muitas vezes excluídos de forma mais ou menos intencional. O excesso de peso na adolescência também afeta o sucesso escolar, segundo a Tese de Doutoramento  defendida em 2017 “Desempenho escolar, atividade física, aptidão cardiorrespiratória e síndrome metabólica em crianças e adolescentes” de Tânia  Oliveira,   mas ainda assim não existem nutricionistas nos Centros de Saúde. Em Portugal continua-se a desvalorizar a prevenção e tratamento de doenças metabólicas. 

Quando chegam à idade adulta este fenômeno é mais impactante nas mulheres. O estigma social recai sobretudo sobre as mulheres. Ao olhar para uma mulher obesa, as pessoas pensam que se trata apenas de falta de cuidado.  Raramente se incluem outras causas para o estado de obesidade, como o excesso de trabalho, que têm dentro e fora de casa, da excessiva carga laboral, da falta de horários das refeições, assim como na parca oferta de refeições saudáveis nos restaurantes/cantinas. Quando têm filhos as noites sem dormir, também influenciam o metabolismo, o descanso ou a falta é importante para manter um peso adequado. A mulher obesa tem mais dificuldade em ter um trabalho. 

Em sentido inverso temos o excesso de peso no homem que para além de não ser tão mal-aceite socialmente ainda tem muitas vezes uma ligação ao sucesso. Um homem gordo é muitas vezes associado a um percurso de sucesso, de abastança. Não tem, por isso, efeito tão impactante na sua vida. 

Quando olhar para uma mulher obesa, antes de a criticar, pense que ela não tem tempo para cuidar de si, porque cuida dos filhos, da casa ou simplesmente não tem possibilidade de se alimentar convenientemente.

No 20 de Outubro de 2021, o Jornal Médico publicou um artigo com o título ” Excesso de peso e obesidade custam 1,2 mil milhões de euros por ano em Portugal”, a mesma fonte descreve: 

“O custo direto do excesso de peso e obesidade foi estimado em cerca de 1,2 mil milhões de euros, aproximadamente 0,6% do PIB e 6% das despesas de saúde em Portugal.

Estas são as principais conclusões do estudo “O Custo e Carga do Excesso de Peso e da Obesidade em Portugal”, divulgado hoje e elaborado pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) e pela consultora Evigrade-IQVIA, com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e o apoio da Novo Nordisk Portugal.

Segundo o último Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) do Instituto Ricardo Jorge, quase dois terços da população adulta portuguesa (67,6%) vive com excesso de peso (Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 25) ou obesidade (IMC ≥ 30), sendo que a prevalência de obesidade é de 28,7%.

O estudo mostra que as doenças relacionadas com a obesidade que mais contribuem para os custos diretos em saúde são a diabetes, o acidente vascular cerebral (AVC), a doença cardíaca isquémica (DCI) e a doença renal crónica (DRC).”

Muitos sabem que sou Nutricionista, inscrita na Ordem dos Nutricionista, e sou obesa, já perdi em 2 meses 6 kg e muito volume, a minha médica zangou-se comigo, eu estou a aplicar o que aprendi. 

Apesar do Governo ter implementado o cheque nutricionista, para alunos do Ensino superior, esta medida não é suficiente.

E os 9 milhões de Portugueses comem mal e não tem dinheiro para consulta de Nutrição  que o SNS apelida de “luxo”? 

Termino o meu desabafo com um lema ” Um Nutricionista para cada Centro de Saúde”.

Elisa Manero 

Professores, habituem-se

 Caro Professor

 

Venho por este meio dirigir uma missiva.

A minha luta não pode ser fazer manifestações e greve prejudicando a recuperação das aprendizagens dos alunos. 

No próximo ano letivo, terei de escolher as atividades que estarei presente porque se for a visitas de estudo, festas e desfiles estou a prejudicar os alunos. Não sou organizadora de eventos e os Encarregados de Educação e os Alunos não ficam contentes.

Os Políticos gritam e a recuperação das aprendizagens está comprometida.

Os Comentadores gritam que a recuperação das aprendizagens está comprometida.

Os Encarregados de Educação gritam que as aprendizagens estão comprometidas.

A Escola passou a ser um centro recreativo para festas e visitas de estudo.

A Escola é um local de conhecimento. E a prioridade é o saber científico dos alunos. 

 

Não percebo os Professores que faltam às Provas de Aferição mas estão presentes nas Festas até às 23 horas da noite, mesmo que alguns se recusem existem outros “ os amigos dos diretores “ que fazem as festas. 

Estivemos a ser  manipulados por muito tempo. 

 

 Assim:

 

Festas temáticas, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Desfile de Carnaval, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Idas ao Cinema, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Festas de Natal, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Visitas de estudo, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Festas de final de ano, as Associações de Pais que façam. Habituem-se.

Vendas para angariação de verbas para visitas de final de ano. Habituem-se. 

 

Eu já estou habituada, está na altura de todos pensarem. 

Habituem-se.

 

Elisa Manero 

13 coisas que todos os Professores devem saber

  

  1. Estás na Escola para trabalhar não para fazer amigos.
  2. Quem manda é o Diretor e o Coordenador.
  3. Existe em quase todas as escolas, o Diretor presumido, aquele que toda a gente sabe que quer ser Diretor, mas tu sabes que nunca será. Ele vai tentar usar a tua pessoa, cuidado.
  4. Os teus direitos estão no código do Trabalho, és tu que deves olhar por eles, o Diretor olha pelos alunos.
  5. O teu tempo de serviço é importante, por isso tens de saber esta informação.
  6. Deves estar sindicalizado, os professores sabem menos que tu, além disso recebes 50% desse valor no IRS.
  7. Faz formação, existe formação presencial e online, mais tarde vais precisar dela.
  8. Faz tudo por escrito, assim terás evidências e provas.
  9. O Inovar serve para registar tudo, se alguém disser que não sabia, pode responder, está no Inovar.
  10. Consulta os RTP dos alunos abrangidos pelo 54 e 55, porque no final do ano vão querer que os alunos que não compareceram aos apoios, e  faltaram às aulas, transitem.
  11. Quando te falarem de algum assunto, pede o decreto -lei, norma ou despacho.
  12. O teu automóvel, é teu não do Ministério da Educação.
  13.  O telefone é teu, todo o serviço oficial deve ser transmitido por email, atenderes o telefone a um colega é por mera consideração

Professores Péssimos- Setembro de 2023

  

A maioria dos Professores são péssimos, não é,  porque  não pensam nos alunos, nem nas suas responsabilidades, ou não são dedicados, são péssimos porque não pensam na sua carreira. 

 

Este é o Professor Português, dedicado mas injustiçado pelo sistema.

Mas não olha por si. 

Mude faça algo por si, pense na sua reforma.

 

Quando  vinculei, fui ao sindicato com o registo Biográfico, fui à Avenida 24 de julho 142 1399-024 Lisboa com o telefone 213938600, tem sempre a hipótese do E-72.

 

Agora que  vinculou, ou foi reposicionado saiba que o pode beneficiar da ausência de quota do 5º e 7º escalão, ou pode recuperar o tempo que esteve congelado a aguardar vaga. 

 

Que tal mexer e tratar da sua carreira? .

 

Também pode pedir a re-inscrição na Caixa Geral de Aposentações.

 

Primeiro passo

 

  1. Pedir o registo biográfico

 

  1. Levar o registo biográfico ao Sindicato

 

  1. Compare a informação disponível com os seus colegas

 

  1. Não diga que não é para eles, pode estar errado

 

  1. Os grupos de facebook são uma ajuda, mas se fosse tudo verdade não existiam Problemas nas carreiras.

 

E peço desculpa pelo título, temos Professores dedicados e excelentes em Portugal

 

Mas foi a única forma de abrirem o link e os olhos.

 

Elisa Manero

A saga do tempo de serviço dos Professores- Novembro de 2023

  

Esta semana, quase todos os partidos do arco da governação deram conferências de imprensa e estão disponíveis para contar de forma faseada o tempo de serviço dos Professores, a saber: O  PCP, o Bloco de Esquerda e o Partido Social Democrata.

 

Está em causa quase meio milhão de votos contando com os Professores e suas famílias. 

Em Portugal, cerca de 5 milhões de Portugueses exercem o seu direito ao voto.

 

Em Janeiro de 2022, os Professores  contribuíram para a vitória do Partido Socialista. estavam revoltados com o PSD.  

 Rui Rio em Abril de 2019 recuou no acordo que poderia dar início à recuperação do tempo de serviço da classe com os restantes partidos, mediante a ameaça do líder do Partido Socialista, de pedir a demissão, se fosse aprovado. 

 

 Apesar de ter no seu programa a intenção de iniciar a recuperação de tempo de serviço dos Professores, o PSD não conseguiu recuperar a confiança dos eleitores.

 

Assim, apesar do PS nunca ter falado da recuperação do tempo de serviço, os Professores votaram massivamente no Partido Socialista, talvez como forma de sensibilizar/ emocionar o líder do Partido Socialista, talvez resultante de uma Síndrome de Estocolmo. 

 

Na altura os Sindicatos, focaram o perigo da direita, só se for o perigo de resolver alguns problemas, porque pelo menos não têm um discurso às segundas, quartas e sextas feiras e outro ao sábado, domingo e feriados. 

 

Daqui a cinco meses vão ter lugar novas eleições legislativas, e vou ver quantos votos têm os partidos PSD, Bloco de Esquerda e  PCP,  que já manifestaram a sua disponibilidade para a recuperação do tempo de serviço dos Professores.

 

A outra hipótese,  é os alunos nas próximas décadas não terem Professores.

 

Elisa Manero

A Educação STEM no Ensino Básico

 O STEAM, sigla para Ciência Tecnologia Engenharia  Artes e Matemática, é um movimento  educativo  que  apoia a integração de ciências e matemática através da resolução de problemas, usando a engenharia em conjunto com a tecnologia, e do desenvolvimento de projetos interdisciplinares e transdisciplinares.

Este movimento tem desenvolvido e estimulado a formação de profissionais das áreas tecnológicas, como engenharia e computação, e das ciências exatas, como a própria matemática e a física, tendo em conta o pensamento sociológico com apoio na ciência.

A falta de identificação de crianças e adolescentes pelas profissões tecnológicas, principalmente por parte das raparigas, há mais de 15 anos, tem sido uma preocupação das grandes empresas e de alguns governos relativamente ao futuro das próximas gerações.

 

A resolução de problemas exige criatividade, mas se os jovens não se considerarem capazes de resolver problemas, nunca escolherão uma área tecnológica.  Se os pais, professores e encarregados de educação  não perceberem  a importância de prepará-las para profissões que ainda não conhecem, o futuro destes jovens será posto em causa. Assim, as crianças e jovens devem, durante o seu percurso escolar, ter a oportunidade de conhecer e experimentar todas as áreas do saber, para assim poderem equacionar a escolha de uma área tecnológica.

A Educação STEAM visa o desenvolvimento de todas as competências numa perspetiva humanista, a prioridade não é só o emprego ou a conclusão da escolaridade  obrigatória, mas também envolver os alunos numa participação ativa, na construção de uma sociedade mais justa.

 

A filosofia da Educação STEAM é a promoção do pensamento crítico, da resolução de problemas, da criatividade, da colaboração e da comunicação. As atividades da Educação STEAM exigem que os alunos tomem iniciativa, desenvolvam a sua liderança, comunicação, trabalho colaborativo e persistência assim como tomem consciência e o entendimento de que o erro pode ser construtivo.

 

O processo de aprendizagem é focado no aluno e não no professor, portanto o professor deve ser entendido como um facilitador. A Educação STEAM  é baseada em Inquiry Based Learning, formulação de perguntas,  desafiando  o aluno a ser capaz de fazer perguntas e procurar  persistentemente soluções, analisar e interpretar dados.

 

A engenharia no processo de Educação STEAM tem como premissa perguntar, inventar, planear, criar, melhorar e perguntar novamente, experimentação é a palavra chave.

Criar modelos testáveis faz parte da vida quotidiana e trabalhar a resolução de problemas é a melhor estratégia de manter os alunos envolvidos.  Através de desafios que não podem ser tão fáceis a ponto de não despertarem o interesse, nem tão difíceis que o aluno desista.

Uma outra vertente do STEAM, são as questões sociocientíficas.  O objetivo é compreender como as diferentes opiniões evoluem e se reforçam bem como construir conexões dos temas discutidos, com os argumentos científicos e socialmente aceites.

A avaliação é baseada em projetos interdisciplinares, concentra-se no processo, ou seja, nas etapas de prototipagem, e não necessariamente no produto final.

 

Em Portugal as áreas das Ciências e das Engenharias têm sido preteridas relativamente às áreas da Saúde e das Ciências Económicas.

Este ano sobraram vagas no ensino superior nesta área.

O Ministro , o Secretário de Estado e os maus Professores

 O novo Ministro da Educação é da área da Economia e Professor  Universitário, de facto eu prefiro alguém que saiba fazer cálculos e perceba o que é investimento ou o que é desperdício.

Tem artigos escritos sobre  a área da Educação.

Escreveu um artigo que gostei de ler, " Afinal a Escola é o um lugar de Esperança" .

No que concerne ao novo Secretário de Estado da Educação, estive a ler o que escreveu, destaco um  título:  “ Temos maus Professores”  que escreveu em 2014.

 

Quando li o artigo pela primeira vez, fiquei triste e ofendida, porque sendo eu da área das Ciências Exactas, tive um percurso escolar exigente e cinco anos de frequência Universitária.

 

Sendo eu de uma família de Professores e de Professores Universitários, fiquei ofendida.

 

Tenho lembranças da minha Tia Alfreda, irmã do meu Bisavô, Professora Primária, que terá nascido no início do século 20,  da minha  Tia Elisa, irmã do meu avô, Professora Primária, nascida nos anos 20,  os  jantares  de família eram recheados das histórias dos seus alunos, das vitórias conquistadas. 

 

A minha avó também falava dos seus alunos era Mestra, uma espécie de explicadora.

 

Os meus Progenitores são Professores, a minha mãe percorreu o País, porque também ficou longe de casa, sempre achei que ela era feliz na sua profissão e por último eu, também resolvi ingressar pelo mesmo caminho.

 

Na minha família alargada somos mais de trinta Professores vivos, todos descendentes do mesmo ramo familiar.  No seu artigo faz uma generalização que não corresponde à verdade.

 

No seu artigo : “em nenhuma área há uma concentração tão grande de estudantes com baixo nível socioeconómico. Assim, em termos gerais, quem quer ser professor são os piores alunos, os mais pobres e os menos cultos."

 

O seu artigo foi escrito em 2014, mas os resultados do PISA de 2015 contrariam sua análise.

 

 “Na edição do PISA 2015, os alunos portugueses melhoram os resultados em todas as áreas (Matemática, Leitura e Ciências), confirmando a consistência da evolução positiva dos resultados em Portugal que se verifica desde 2000 (a primeira edição do teste internacional PISA). Considerando apenas os 35 países/economias que integram a OCDE, dos 72 participantes no estudo, Portugal alcança agora as seguintes posições: 17.º a Ciências com 501 pontos, 18.º em Leitura com 498 pontos e 22.º a Matemática com 492 pontos, ficando acima da média da OCDE em todos os domínios.” Fonte: CNE

 

Em 2018 , os resultados do PISA 2018:

 

No período 2000-2018, e considerando a variação média em ciclos de três anos, Portugal foi um dos países que apresentou uma evolução positiva e significativa em literacia de leitura (mais 4,3 pontos) –acima da variação média da OCDE que foi de 0,4 pontos.

Em ciências, Portugal obteve 492 pontos na avaliação da literacia científica no PISA 2018, três pontos acima da média da OCDE (489 pontos). Apesar do decréscimo verificado no ciclo PISA de 2018 relativamente a 2015, quando se analisa a variação média em ciclos de três anos, Portugal é um dos 13 países que apresenta uma variação positiva e significativa de mais 4,3 pontos na avaliação das ciências.

Em matemática, Portugal obteve 492 pontos em literacia matemática no ciclo de 2018, três pontos acima da média da OCDE (489 pontos). Comparando os resultados alcançados em 2018 com os de ciclos anteriores, verifica-se um aumento significativo de 26 pontos relativamente a 2003 e de 5 pontos relativamente a 2012. Entre o ciclo de 2015 e o de 2018, a pontuação média em matemática não se alterou significativamente (mais 0,9 pontos). Fonte CNE.

Eu ando nestas andanças desde 2005 e sou a mesma, na verdade eu posso extrapolar que temos bons professores mas temos políticos pouco preparados para a função. 

Ainda assim, tenho muita fé neste Governo, espero que desenvolvam políticas públicas de Educação que melhorem o trabalho nas escolas, bem como os resultados dos nossos alunos a nível nacional e internacional. 

 

Da Sala de Aula ao Palácio: Diretores Escolares como Líderes Políticos em Ascensão

 O  Regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, foi publicado em 22 de Abril de 2008, Decreto-Lei n.º 75/2008, a Ministra da pasta erra a professora Doutora Maria de Lourdes Rodrigues e o Primeiro Ministro José Sócrates.

 

Foi criado o Conselho Geral, o Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa, nos termos e para os efeitos do n.º 4 do artigo 48.º da Lei de Bases do Sistema Educativo, no Conselho Geral têm assento as autarquias como consta no número 2 do artigo 11. 

“2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, a articulação com o município faz-se ainda através das câmaras municipais no respeito pelas competências dos conselhos municipais de educação, estabelecidos pelo Decreto-Lei n.º 7/2003, de 15 de Janeiro.”

 

No Conselho Geral têm assento, Professores , Pessoal não Docente, Representantes das Associações de Pais e Políticos. 

 

Se até esta data a Educação e a Política estavam separadas, desde essa altura, alguns Diretores, iniciaram as suas carreiras políticas, tendo como rampa de lançamento o cargo de Diretor de um Agrupamento, esta situação é mais impactante nas cidades mais pequenas, onde todos se conhecem, nas cidades como Porto, Lisboa e Coimbra esta situação não ocorre, talvez o Diretor de Agrupamento chegue a Presidente de Junta. 

 

Agora coloco a questão:

Desde essa data as escolas melhoraram?

Qual foi o  impacto positivo nas escolas e nas aprendizagens dos alunos?

 

Neste momento a única resposta que posso dar foi na altura uma crescente influência do Partido Socialista que a partir desta data se implantou como o grande partido de influência autárquica. 

Até 2009 PSD era  o maior partido autárquico detendo a presidência de 157 câmaras, contra 110 do PS

 

A partir desta data, o Partido Socialista começou a sua grande jornada no Poder autárquico.

 

Em 2021, o Partido Socialista voltou, pela terceira eleição consecutiva, a ser o partido vencedor e com o maior número conquistadas (147 sozinho e uma coligação)

 

Mas será que os alunos e as comunidades educativas ganharam com o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário?

 

Elisa Manero

 

Temos uma geração que está viciada e enganada.

 Já tocou, os alunos entram na sala de aula.

Apos tomarem os eu lugar os jovens retiram  o manual o caderno, o material de escrita e o telemóvel .

Sim o telemóvel.

Dou a instrução, guardem os telemóveis, por favor.

A orientação não é bem acolhida, e ouço:

  • A professora não gosta de mim. - dizem alguns alunos.

Eu já passei essa fase, após 32 anos de trabalho na área da educação , estou cansada.

Aguardo que os alunos façam silêncio, nem sempre fazem, mas eu aguardo sentada.

Não me admira que muitos professores fiquem doentes, eu ainda não fiquei.

Temos uma geração viciada no telemóvel.

Em casa, os pais fazem um esforço para os filhos estudarem, mas os jovens dizem :

  • Preciso do telemóvel para estudar. E assim temos uma geração a manipular adultos.

Temos uma geração que está viciada e enganada, enganam Pais, enganam os Professores e estão convencidos que fazem bem.

Elisa Manero

 

"Estrada da Beira”  ou a “beira da estrada”

 Quando em 2018 o Governo do Partido Socialista cedeu a recuperação do tempo de serviço, os Professores que estavam perto do 4º e do 6º escalão perderam esse tempo de serviço, ficaram nas listas,  uma injustiça. Mas mesmo assim muitos continuaram a votar no Partido Socialista.

 

Eu não perdi, estava no 1º escalão. 

Em 2024 a Aliança Democrática ganhou as eleições, uma das primeiras medidas foi: a recuperação do tempo de serviço e retirar as quotas para todos conseguirem progredir.

Podem pedir a recuperação das aulas assistidas, a recuperação da formação não utilizada e a recuperação da avaliação. 

Se não o fazem, é porque não leem sobre o assunto, e não estão atentos e não têm sentido crítico.

Em relação aos Professores, a diferença é a ”Estrada da Beira”  ou a “beira da estrada”.

Podem chover criticas, como sempre,

Um domingo descansado.

Elisa Manero

Se eu não tenho, tu também não podes ter.” 

  Eu durante os últimos anos tenho ouvido na Sala do Professores:

  • Nem todos podem chegar ao topo da carreira.

 

Quem diz isto são os professores que estão no 10º escalão e  que avaliam os outros professores.

 

Quando os avaliados, fazem reclamação de nota, os ditos Doutores do 10º escalão não sabem justificar a resposta é a mesma para todos. 

 

Aos Professores do 10º escalão eu pergunto:

Quantos ficaram para trás?

  • Querem um bilhete para Marte?
  • Vou ficar prejudicada na minha reforma, que será de 80% do salário.- é o que respondem 

Eu vou receber menos percentagem do meu salário. - informo eu.

 

Mas eu até compreendo mas não aceito o pensamento:

“Se eu não tenho, e estou no 10º escalão, tu também não podes ter.” 

 

Podem cair mais críticas.

Dedicado ao colega que me enviou uma mensagem, deve estar no 10º escalão.

Elisa Manero